sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Relato de Experiência em Saúde Mental


http://agoraparana.uol.com.br/cidade/pinhais/7231-pinhais.html

CAPS II de Pinhais resgata autonomia de seus usuários


Equipe do CAPS II Foto: Divulgação
Disponibiliza atendimentos com profissionais de diversas especialidades, como psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem
O CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial de Pinhais possui atualmente 176 usuários, que são encaminhados de outros serviços da rede municipal de saúde, ou que buscam o tratamento de maneira espontânea. Com um quadro funcional de 13 servidores, disponibiliza atendimentos com profissionais de diversas especialidades, como psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem, e trata pessoas com transtorno mental grave e persistente.
Os usuários frequentam o CAPS em regimes que variam em: Intensivo - cinco dias na semana; semi-intensivo - três vezes na semana e não intensivo - três vezes ao mês, sendo que durante o tratamento será atendido por todas as especialidades. São realizados alguns procedimentos, que iniciam com o acolhimento, que é feito por profissional de nível superior, responsável por avaliar se o paciente apresenta transtorno mental grave e persistente, e será inserido no CAPS II.
Caso no acolhimento verifique-se a necessidade de tratamento adequado, são agendadas avaliações com os demais profissionais da equipe técnica que é composta por, um psiquiatra, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional e uma enfermeira. Após passar por todas as avaliações é definido em qual dos três regimes o usuário deve frequentar o CAPS II, intensivo, semi-intensivo ou não- intensivo.
O Projeto Terapêutico Singular é realizado pelo usuário e pela equipe como proposta para seu tratamento, para a melhora do seu quadro. Juntos traçam objetivos a serem alcançados, reavaliam os já conquistados e definem novas metas, a cada seis meses nos projetos terapêuticos singulares agendados.
Durante o tratamento existem os atendimentos em grupo, com grupos de educação, oficinas terapêuticas, geradoras de renda, culinária, e tantas outras, que auxiliam na recuperação do usuário. "A oficina de culinária é que mais tem mostrado resultados positivos, pois nela eles praticam a interação, a troca de experiências, conhecem a própria capacidade", ressalta a Psicóloga Jucemara Ferraz Rodrigues Anar, que coordena o Centro de Atenção Psicossocial. Além disso, são realizadas visitas domiciliares, atividades comunitárias, como participação de eventos, caminhadas, etc. Existem também os atendimentos para a família, as quais desempenham um importante papel na eficácia do tratamento.
Após o processo de tratamento e avaliação de cada etapa, quando chega momento para receber a alta, o usuário é encaminhado para o centro de especialidades, para acompanhamento de psiquiatra e psicólogo. "O tempo total de tratamento no CAPS II é variável, mas nossa meta é que não seja prolongado por anos, pois o principal objetivo é a inserção social e o resgate da autonomia do usuário", destaca Jucemara.

Conheça as histórias de usuários do CAPS II, Em seus depoimentos serão identificados apenas por suas iniciais
S.A.L tem 40 anos, foi motorista de ônibus e hoje está aposentado.
“Comecei a sentir alguns sintomas, como alucinações. Procurei tratamento e foi diagnosticado um quadro de transtorno bipolar e depressão profunda. Quando cheguei ao CAPS, em novembro de 2008 (S.A.L, brinca ao dizer que está com ótima memória), não conversava com ninguém, ficava isolado, e pensei até mesmo em suicídio. Meu convívio familiar estava péssimo, pois meu filho tinha medo de mim, e minha esposa intermediava nossa relação “, declara. Hoje prestes a receber alta do CAPS, S.A.L conta que no início tomava dez tipos medicamentos diferentes, e agora precisa tomar apenas dois. “Posso dizer seguramente, que se não fossem os profissionais do CAPS, e Deus, não estaria aqui falando com vocês. O trabalho de todos que me auxiliaram de alguma forma, salvou minha vida”. S.A.L, durante o tratamento aprendeu a fazer artesanato em E.V.A e hoje consegue ensinar outras pessoas, e ainda ganha um dinheiro extra.

Preciosidades em Volta de Mim!

Meu filho: "Banana Kid" e as Azaléas da amiga Gisela.





 Athena


Minha Casa...
Partes...



Ache o Saguí, no mato, atrás da minha casa...





Flores – Curiosidades Sobre a Utilidade das Flores


Repassando:
Flores, flores! Quem consegue viver sem o encanto que as flores nos proporcionam?
Quem consegue passar com total indiferença em uma praça florida, em frente uma casa que traz um lindo jardim de flores, na frente de uma floricultura, nas ruas com os ipês em flor e até mesmo nas beiras de sarjetas e terrenos baldios onde a própria natureza encarregou de deixar ali uma florzinha do campo? É impossível não vê-las, não admirá-la.
Essa relação entre as flores e a humanidade é muito antiga e linda, pois elas nos acompanham desde o nosso nascimento até a nossa morte. Podemos então dizer que as flores são elos entre a terra e o céu.
As flores estão sempre presentes na decoração de casas, estabelecimentos comerciais, hospitais, consultórios, Igrejas e outros, suavizando os ambientes com sua beleza e deixando no ar um perfume incomparável.

Flores na MedicinaAs Flores na Medicina

Elas são tão importantes em nossas vidas que ocupam desde a antiguidade um lugar de destaque na medicina, utilizadas em tratamentos de enfermidades e na prevenção destas.
Os chás feitos de rosas são bem populares e apreciados assim como o chá de Camomila que é conhecido pelo seu valor de calmante. Temos também o chá de Alfazema que é indicado para gripes devido ao suas propriedades de cura, ele ajuda a melhorar os acessos de tosse.
O chá de Macela, por sua vez, auxilia em distúrbios da menstruação enquanto o de rosa favorece o sistema nervoso e no vascular. Este também é antialérgico e ajuda a melhorar a pele. O chá de violeta atua na defesa das vias urinárias.
Já o chá de Calêndula possui diversas propriedades curativas ajudando a evitar alergias e inflamações da pele, fortalecendo-a e auxiliando a cicatrização.
Utilizamos também o chá de crisântemo que auxiliam na digestão, de Dente de Leão que tem propriedades valiosas para desintoxicação do organismo e o de Jasmim que ajuda a regular o colesterol no organismo, atua na prevenção do câncer de mama e de pulmão, e é calmante devido suas propriedades relaxantes.

As Flores na Estética

Além de fazerem sucesso na medicina as flores são usadas em produtos de beleza, como por exemplo, as violetas, orquídeas, rosas vermelhas e brancas, flor de laranjeira, jasmim, magnólia, flor de cereja, lírio, calêndula, girassol, cravo e muitas outras que estão presentes em shampoo, cremes para pentear, sabonetes, óleos para massagem, óleos para banho, hidratantes corporais, etc.

Flores para Presentes

As flores são utilizadas também como presentes nas mais diversas ocasiões e devem ser escolhidas de acordo com cada uma delas.
Para serem dadas em aniversários é interessante ter uma noção dos gostos do aniversariante, caso não saiba deve-se optar por cores alegres, e flores exóticas, girassóis ou orquídeas que são belas e demonstram carinho.
Já para o dia das mães, a escolha deve ser feita a partir flores de tons suaves, como rosas brancas, copo de leite, rosas cor- de- rosa, margaridas, gérberas entre outras que expressem delicadeza e amor.
Para o natal o ideal é optar pelas flores que tenham as cores da época, como por exemplo, o bico-de-papagaio vermelho e as rosas também vermelhas.
Para o especial dia dos namorados, as rosas vermelhas são as mais indicadas, já que significam paixão e amor intenso.
Enfim, além de embelezarem nosso mundo, as flores tem muitas utilidades práticas em nossas vidas.
Gostou? Então divulgue!
http://www.ancorador.com.br/casa-familia/jardinagem/flores-curiosidades-utilidade-flores

Os Benefícios das Flores na Culinária e na Medicina

Gostei muito e estou repassando:
As flores estão cada vez mais presentes em nossas vidas, mesmo para as pessoas que não as cultivam, nem tem o costume de manter flores no vaso para enfeitar a casa, pois elas estão presentes na nossa culinária e principalmente na medicina, estão cada vez mais sendo utilizadas para fins culinários e medicinais.O uso das flores na medicina e culinária.

As Flores mais Usadas na Culinária

  • As rosas, que são as flores mais tradicionais na nossa história, cultivadas desde a antiguidade. Suas pétalas além de proporcionar beleza e aroma agradável, servem também para tornar pratos nutritivos. As rosas é uma planta que apresenta alto teor de vitamina, suas pétalas incrementam bolos, saladas, sobremesas, entre outros.

  • alcachofra, que é uma flor considerada como um alimento afrodisíaco, originária do Mediterrâneo. É rica em ferro e fibras, e muito usada na refeição de pessoas com anemia e problemas intestinais.
  • capuchinha é uma flor de sabor inconfundível, meio azedinha, é uma planta originária das regiões da América Central.
  • calêndula além de ser usada como corante nas refeições, como no arroz e em sopas, são também consumidas suas pétalas, que têm uma cor dourada inconfundível, levando beleza ao prato. É uma flor originária da Europa.
  • As violetas têm as pétalas comestíveis, usadas em doces frescos ou cristalizadas. Existem cerca de 800 espécies de violeta.

As Flores Medicinais mais Usadas

  • camélia, que é usada no combate a úlceras, infecções e dores musculares, é muito consumida em forma de chá, mas também pode ser encontrada nas drogarias em remédios comprimidos. É uma flor encontrada nas áreas tropicais ou semitropicais, se adapta bem a diversos tipos de clima. – Borragem é uma flor que tem formato de estrela, originária do Mediterrâneo. Usada no tratamento de gripes, sarampo, infecções, bronquite, entre outros.
  • Calêndula é uma flor que além de ser muito usada na culinária, é usada na medicina, a flor possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. É bastante usada em forma de pomada e sabonete.
Gostou? Então divulgue!

Dores Musculares, tratamentos naturais



Remédios Naturais Contra Dores Musculares


As dores musculares não são exclusividade dos atletas. Pessoas comuns podem sentir dores do tipo quando se submetem às atividades como limpar a casa, mudar móveis de lugar, sentar com má postura, participar de jogos de futebol no fim de semana, ficar muito tempo em frente ao computador, andar com salto muito alto, entre outros.
Contudo, hoje em dia, existem alguns medicamentos naturais que podem aliviar a dor e, ainda, retardar os efeitos do envelhecimento. É o que acontece, por exemplo, quando alguém toma um chá feito com canela, sementes de mostarda e erva-doce. A partir de uma pesquisa, os estudiosos afirmaram que os atletas que tomaram o referido chá tiveram uma diminuição da substância MDA, capaz de gerar dores musculares, assim, as dores pós-treinos diminuíram depois que eles passaram a consumir a bebida.
Os alimentos ricos em vitamina C possuem antioxidantes que combatem os radicais livres liberados no corpo após atividades muito desgastantes. Eles desaceleram o envelhecimento e auxiliam na prevenção de dores nos músculos. Essa vitamina pode ser encontrada em plantas como o espinafre e a couve, com as quais é possível preparar chás diversos e também está presente em frutas, como o melão, laranja, manga, mamão e banana.
De acordo com estudiosos, o gengibre é um excelente remédio contra as dores musculares. Essa erva impede a formação de compostos causadores de inflamação e pertence à mesma família do açafrão, que é usado na medicina chinesa como anti-inflamatório.
Porém apesar das facilidades de se produzir um remédio caseiro ou de encontrá-los em uma farmácia online, é recomendável que o modo de preparo, a dose e o uso em geral desses medicamentos sejam acompanhados por um médico. Lembre-se de que a automedicação pode provocar sérios danos à sua saúde.
Gostou? Então divulgue!
http://www.ancorador.com.br/geral/remedios-naturais-contra-dores-musculares?