quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Reciclagem de Panos e Tecidos

Reciclagem de Panos e Tecidos:

'via Blog this'

Tudo é Reciclável: RECICLAGEM DE TECIDOS

Tudo é Reciclável: RECICLAGEM DE TECIDOS:

'via Blog this'

Dia do Pão


Para viver e sobreviver, o ser humano inventou o pão. Conheça um pouco dessa trajetória tão antiga
1.000.000 A.C.
Possível começo da história da alimentação transformada, com o uso do fogo, carnes assadas e a coleta espontânea de frutas, sementes e raízes.
200.000 A.C
Aumento da caça e do consumo de carne.
40.000 A.C.
Desenvolvimento da caça especializada de manadas de renas, cavalos, bisões e mamutes.
10.000 A.C.
Utilização de pedras para moer grãos, torrando-os sobre pedras, misturando com água e cozinhando a mistura sobre brasas, produzindo um alimento precursor do pão.
9.000 A.C.
Início do período Neolítico e das primeiras práticas de agricultura. Nos territórios que compreendem os atuais Egito, Turquia, Síria, Iraque e Irã e na antiga Núbia, na China e no México, seres humanos buscam terras de vales férteis e produtivos, onde antigas tribos nômades vão se tornando sedentárias. Moldagem de pedras para fazer utensílios, almofarizes, moedores de grãos.
8. 000 A.C.
Na Mesopotâmia, origem do cultivo de cereais.No sul e no leste da Ásia, cultivo do arroz.
7.000 A.C.
Em escavações arqueológicas realizadas em Rouffignac, na França, foram encontrados resíduos de cereais, datados pelo método do Carbono 14, de pouco mais de 7.000 anos A.C.
6.000 A.C.
Baixos-relevos e outros vestígios encontrados em ruínas mesopotâmicas e templos egípcios mostram que eles já sabiam cultivar o trigo.
5.200 A.C.
Diversas evidências arqueológicas do cultivo regular de milho no México.
3.500 A.C.
Uma cesta com pães dessa época foi encontrada em uma tumba, em Tebas, no Egito.
3.000 A.C.
Os egípcios descobrem o fermento, sendo o primeiro povo a consumir pão fermentado, como o conhecemos hoje, e fabricado conjuntamente com a cerveja.
2.900 A.C.
Invenção do moinho de trigo de pedras cilíndricas na Suméria.
2.700 A.C.
Trigo como objeto de cultivo e adoração entre os habitantes do leste da China.
2.100 A.C.
Vestígios arqueológicos de Ur, na Suméria, mostram a existência de bodegas onde se servia pão, cerveja e peixe frito.
2.000 A.C.
Achados arqueológicos dessa data revelam que os chineses já consumiam regulamente macarrão, semelhante ao espaguete, feito de trigo.
1.200 A.C.
Gravura do templo funerário do faraó Ramsés II descreve detalhes técnicos da fabricação do pão, em larga escala; os trabalhadores rurais egípcios recebem salário diário em pão e cerveja.
1.000 A.C.
Olmecas do México idolatram Deus do Milho.Civilizações indígenas da Amazônia cultivam mandioca e começam a fazer beijus e outras formas de alimento básico que funcionam como o seu “pão”.
400 A.C.
Maias do México utilizam o milho para fazer “tacos”, bolos e outros alimentos similares ao pão.
250 A.C.
Surgem as primeiras padarias na Grécia, como estabelecimentos comerciais. Entre os gregos, o pão passou a ocupar um lugar preponderante à mesa.
140 A.C.
Primeiras padarias em Roma, boa parte delas montadas por gregos. Foi no tempo de Trajano, no século II, que se desenvolveu a indústria das padarias públicas. Antes disso, o pão era produzido em casa pelas romanas. Nessa época, foi criada a primeira escola para padeiros em Roma, bem como a primeira associação oficial de panificadores, homens de grande estatuto social e que gozavam de isenção de alguns impostos. Os romanos conheciam 70 variedades de pão.
SÉCULO I D.C.
Expansão do cristianismo, religião que tem o pão como elemento central de sua crença e de sua liturgia.
30 D.C.
Augusto César toma o Egito, que vai passar a fornecer 1/3 das necessidades de trigo de todo Império Romano.
476 D.C.
Queda do Império Romano Ocidental, invasões bárbaras, fim das padarias, o pão perde momentaneamente o valor social que tinha antes, é feito em escala e processo caseiros.
800 D.C.
Carlos Magno, rei dos francos, coroado Imperador, tabela os preços do trigo e proíbe sua exportação.
833 D.C.
Início da utilização de moinhos de vento para processar o trigo
871 D.C.
Alfredo, o Grande, rei da Saxônia, determina que cada camponês deve ter um nobre protetor que lhe garanta o pão.
SÉCULO XII
Voltam a funcionar padarias nos burgos e cidades medievais. Registram-se mais de 20 tipos de pães na França.Introdução das técnicas italianas de panificação. Na Áustria, em Viena, o rei Henrique II estabelece pesos e medidas para o pão.
1266
Henrique III da Inglaterra fixa preços de pão e margens de lucro para o padeiros
1358-1381
Revoltas camponesas na França (Jacquerie) e na Inglaterra (Wat Tyler), contra a exploração e pelo direito de moer cereais e cozer pão
1576
Pero de Magalhães Gandavo faz o primeiro relato escrito dos portugueses trazendo referência à mandioca como alimento básico brasileiro
SÉCULO XVII
Invenção do sanduíche, pelo conde Sandwich.
1789
Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa, numa revolta popular causada principalmente pela escassez e preço do pão.
1790
Oliver Evans inventa em Filadélfia (EUA) o moinho a vapor de sete andares, melhorando muito a qualidade da farinha
1834
O inglês Philo Stewart inventa o fogão cilíndrico de ferro, facilitando a produção doméstica de pão.
1835
Primeiro estabelecimento comercial vendendo pão de trigo no Brasil, no Rio de Janeiro.
1850
Em Liverpool, Grã-Bretanha, T. Vicars inventa o forno de padaria com funcionamento contínuo.
1865
Pasteur descobre a explicação científica para a fermentação do pão e o fermento como o conhecemos hoje.
1872
Primeiros fornos a gás na Inglaterra.
1901
Fornos elétricos para assar pão
1915
Fornos de padaria equipados com termostato.
Fonte: www.sescsp.org.br
Dia do Padeiro
Hoje é o Dia do Padeiro! Esse profissional é responsavel por produzir um dos alimentos mais universais e necessários ao homem: o pão. Se na Pré-História os grãos misturados à água eram cozidos entre duas pedras super quentes, atualmente existem fornos ultramodernos que dão origem ao pão. No controle disso tudo está o padeiro.
Na Revista Programa (JB, 16/22 de junho de 2006, p. 03), Cristiano Dias escreve: "(O pão) foi o primeiro alimento transformado por nós". "Nós", na verdade, quer dizer eles, os padeiros. Acordar cedo e amassar o trigo é tarefa deles. A nossa é por à mesa o café, a manteiga, o queijo...
O desenrolar da história mostra os vários estágios de "valor" do pão. No Egito antigo, os padeiros fabricavam mais que um alimento; o pão tinha valor monetário. No Cristianismo o pão tem um valor simbólico tremendo. Aqui ele representa o corpo de Cristo. O próprio mestre Jesus afirmou: " (...)
Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome (...)"_ João 6.35. E ainda em outra ocasião: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo aferecido por vós; fazei isto em memória de mim"_ Lucas 22.19. Assim como o pão é alimento nutricional, Jesus é alimento para a alma. Atualmente, o pão é alvo de polêmico por seu valor calórico. Engorda ou não engorda? Ainda tem a história do nocivo glúten.
Seriam os padeiros vilões da humanidade por produzirem um alimento tão prejudicial à saúde? Oh!!!!!!! A verdade é que um pãozinho quentinho acompanhado de um café se torna algo irresistivel.
Parabéns padeiros pelo dia! Que Deus os abençoe!!!!!!
Fonte: www.viaarte.org

NARRATIVAMENTE: EL HUMOR NOS SALVA

NARRATIVAMENTE: EL HUMOR NOS SALVA: Por Mtra. Marta Campillo R.       En la cultura mexicana es popular el humor negro, esa manera de burlarse de las situaciones difíciles...

4 de outubro de 2012-Conselho Local de Saúde

28 de agosto de 2012

13 se Outubro, Dia do Terapeuta ocupacional