Rua Arno Krelling |
História da minha vida, genealogia, experiências educacionais, vivências profissionais, amor, emoções, bipolaridade, experiências com Deus!
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Terapia Ocupacional Tuiuti-Locais de Estágio
Queridos leitores, após de alguns dias de de "unipolaridade" volto a escrever sobre meus tempos de faculdade e relatar como foram os locais de estágio em que fiz prática e descrever lembranças sobre essas experiências.
Pequeno Cotolengo do Paraná:
A origem do nome “Pequeno Cotolengo” remonta ao ano de 1830, quando o Padre José Benedito Cotolengo fundou “La Piccola Casa” (A Pequena Casa), uma instituição para pobres doentes em Turim, na Itália. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, sendo levada para diversos países, dentre os quais o Brasil.
A história da construção do Pequeno Cotolengo Paranaense iniciou-se em 1959, quando Dom Manuel da Silveira D’Elboux, na ocasião Arcebispo de Curitiba, visitou a Pequena Obra da Divina Providência, monumento deixado por São José Benedito Cotolengo e São Luís Orione, na Itália. Ele interessou-se pela filosofia espiritual de ajuda às pessoas deficientes.
Curitiba precisava de uma obra de caridade. Recursos financeiros não havia, todos confiavam na Divina Providência. Um casal religioso, Antonio e Maria Tokarski, doou um terreno no Campo Comprido. Com o apoio de voluntários e colaboradores, começaram os trabalhos com a abertura de estrada e o corte do mato. Existia um único sonho: construir a Vila da Caridade. A fundação do Pequeno Cotolengo data no dia 25 de março de 1965.
A administração era feita por padres e irmãs, que realizavam quermesses, festas animadas e organizadas pela comunidade, com objetivo de arrecadar fundos para iniciar as construções. Um grupo de voluntários organizava os churrascos beneficentes num local bastante precário, mas com a presença de inúmeras pessoas que estavam dispostas a colaborar.
No início, eram atendidas 25 meninas com deficiência mental, algumas com problemas físicos e totalmente dependentes, em situação de abandono. A Entidade era mantida com doações da comunidade. Contudo, a Instituição foi crescendo e hoje o Pequeno Cotolengo Paranaense é referência no atendimento prestado.
R. José Gonçalves Júnior, 140, Campo Comprido - Curitiba-PR | CEP 81220-210 | (41) 3314 1900 | contato@pequenocotolengo.org.br
Em posts seguintes contarei um pouco da nossa vivência na instituição!
Assinar:
Postagens (Atom)