sábado, 7 de abril de 2012

Meu estágio no Pequeno Cotolengo do Paraná


Cada interno uma história !

           Meu estágio no Pequeno Cotolengo de Curitiba, foi marcado por experiências de muita dor, sofrimento, , condições de vida nunca vistas antes. Em 1987,  o que havia eram três ou quatro pavilhões coletivos, divididos em deficiências "leves", "moderadas" e "graves". Em torno de 150 crianças, adolescentes e até adultas meninas e uns poucos meninos pequenos acamados. As Irmãs católicas mal davam conta de tantas tarefas  e instituição vivia de doações. 100% das crianças eram encaminhadas pelo Juizado da Criança e do Adolescente por abandono.
          Enfim, lá aprendemos na prática todas as matérias da teoria e graças a Deus que movia os colaboradores tínhamos um ótimo departamento de terapia Ocupacional, supervisionado pela Professora Jordane Schruber! A primeira coisa a ser aprendida, era amar o próximo DE VERDADE, sem preconceitos de qualquer origem. Aprendemos com as irmãs, funcionário e principalmente com as internas.
          A foto em que apareço com 25 aninhos, e meu paciente Edson, cujo diagnóstico era falta de alimento nos primeiros dias e meses de vida, ocasionando falha no crescimento e desenvolvimento cerebral, na foto estava com 7 (sete) anos de idade cronológica, pela desnutrição e desidratação, sem contar com as questões afetivas e drepressão grave.. Aprendi lá também, quanto vale ter família, mais ainda, o quanto vale na nossa vida, ser amado, por alguém como Edson e todas as meninas que atendi. Com alegria vejo, que o "Pequeno Cotolengo", mudou muito, e pra melhor. Sinto hoje, que realmente o trino Deus nos amou primeiro!





 Uma parte do meu coração ficou lá! Parabéns a quem está!

Pós graduação de terapia ocupacional em pediatria


Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Terapia Ocupacional Pediátrica  



Apresentação da Pós-Graduação em Terapia Ocupacional Pediátrica



Este curso objetiva promover a especialização do profissional atuante na área das ciências de terapia ocupacional, possibilitando-lhe a oportunidade de usar como ferramentas as técnicas mais modernas na terapia ocupacional em pediatria, fundamentais na intervenção competente, nas áreas de desempenho ocupacional, na prevenção de deficiências e na reabilitação de pacientes, identificando as potencialidades e dificuldades da criança, a partir de uma avaliação biopsicosocial para promoção de independência e autonomia. Ao concluir a pós-graduação, o formando deverá ser um especialista em Terapia Ocupacional Pediátrica com capacidade para a realização do trabalho individual e em equipe, preparado para a vida e será um profissional dotado de conhecimento técnico, prático, ético e crítico.

Público-Alvo



Terapeutas ocupacionais.

Organização Curricular do Curso em Terapia Ocupacional Pediátrica


Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica40 h/a
Da infância a adolescência: estudo do desenvolvimento normal e identificação das principais alterações patológicas60 h/a
Orientação familiar na pediatria40 h/a
Terapia Ocupacional nas desordens neurológicas da infância60 h/a
Tecnologia assistiva na atenção pediátrica40 h/a
Promoção do desempenho ocupacional infantil no contexto escolar40 h/a
Terapia Ocupacional em Saúde Mental Infantil40 h/a
Terapia Ocupacional em Neonatologia40 h/a
Trabalho de Conclusão de Curso60 h/a

Metodologia e Avaliação

A construção da aprendizagem se dá por meio do ambiente virtual, e inclui encontros presenciais para realização das provas presenciais e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. O conteúdo a ser desenvolvido organizar-se-á por disciplinas com cargas horárias próprias e atividades específicas como chats, fórum de discussão, contatos via e-mail, por meio dos quais os alunos poderão trocar ideias, realizar reflexões e ampliar seus conhecimentos. As disciplinas serão disponibilizadas aos alunos por meio de mídia impressa ou passível de impressão. O material didático é elaborado especificamente para a metodologia a distância e contribui não só para a aprendizagem do aluno, como também para sua maturidade intelectual, pois propicia-lhe ampliar experiências e prosseguir na sua especialização profissional. A avaliação do desempenho do aluno, concebida como mediadora da aprendizagem, baseia-se na realização de atividades avaliativas a distância propostas no curso, no TCC e na prova presencial, conforme determinação legal.

Duração do Curso

O Curso de Terapia Ocupacional Pediátrica tem duração aproximada de 12 meses.

Certificação

O Curso atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 2 de dezembro de 2005. É autorizado pelo Ministério da Educação – MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional.

Valor do Investimento na Pós-Graduação em Terapia Ocupacional Pediátrica


Parcelas a partir de R$ 165,00 mensais.wPós

wPós

@wPosBrasil

wPós - Pós Graduação a Distância