quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estágios na Faculdade-Psiquiatria - Casa de Saúde Nossa Senhora da Glória



CASA DE SAUDE NOSSA SENHORA DA GLORIA LTDA

Endereço
ENDEREÇO AV ANITA GARIBALDI,  6888
Bairro: CACHOEIRA
Cidade: CURITIBA Estado: PR

Esse é o atual endereço da Casa de Saúde Nossa Senhora da Glória, Porém quando nós fizemos estágio lá, ficava na principal avenida do Bairro Portão, em Curitiba, Em uma casa antiga com muitas edícolas. O Hospital, pelo que se contava, já havia sido bom, porém com o decorrer dos anos, foi se degradando e se tornou em um verdadeiro hospício ou manicômio, como queiram. Quem esteve lá, jamais esquece. Cada estagiário recebia um pavilhão para atender. Basicamente, atividades da vida diária, atividades recreativas, esportivas e artesanais, eram realizadas com os internos. Havia uma antiga sala de Terapia Ocupacional para nos reunirmos, mas os atendimentos eram mesmo, nos refeitórios e  enfermarias e pátio "gramado". 





Em nossa sala haviam álbuns antigos, nos quais se viam belas fotos, foi uma bela casa, e quem começou o hospital, tinha noções de reforma psiquiátrica. Porém com o decorrer do tempo, conveniado com o INAMPS - Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, durante muitos anos de governo militar, deterioraram os ideais dos fundadores e da sociedade.
Apesar disso tudo, divertíamos-nos muito, aprendíamos muito com a Professora Leila, Com  os internos, com um psiquiatra chamado Gilson.
 Havia locais em que era proibida a nossa entrada e nas salas de eletroconvulsoterapia, entrei uma ou 2 vezes, sem anestesia, nem para nós nem para o interno. Usava-se antigas técnicas de contenção, "camisa de força" , chegamos a experimentar! Por haver pouco pessoal de Enfermagem, pacientes passavam mais de 12 horas contidos no leito, urinados e defecados e com mãos e pés roxos. Imaginem isso aliado ao frio rigoroso de Curitiba. Havia eventuais óbitos.Contenção química, cela de contenção física almofadada, isolamento...
A maioria dos internos, nunca era visitado, alguns moravam lá a pedido da família que pagava e buscava finais de semana. Aprendemos o que era "dieta de hospício": arroz com repolho, todos os dias e no domingo, um pedaço de carne, praticamente todos os chuveiros eram frios, quer dizer, gelados. Tínhamos fazer treino de banho bem rápido e ir correndo para o pátio fazer aquecimento!
Bem, como essa história é longa e pesada, continuarei o relato em próxima postagem, com fatos inusitados e cômicos!

REFLITAM SOBRE A PENA DE MORTE...Texas mandou o Carlos errado para o corredor da morte