segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Locais de estágio do Técnico em Enfermagem:



10/10/2011 | 18h34min




 Clínica psiquiátrica


Depois da morte da Theodora Wetzel, o casarão foi comprado pelo médico psiquiatra Osmar Schroeder para abrigar a Clínica Nossa Senhora da Saúde, que funcionou no local até os anos 80 e foi referência no tratamento psiquiátrico na região. Com cerca de 1.500 metros quadrados de área construída, o local chegou a abrigar mais de 60 internos. Depois, a casa ao lado passou a ser o consultório do dr. Schroeder.

Filho de uma tradicional família joinvilense, que chegou à cidade ainda no início da colonização, Osmar Nelson Schroeder formou-se médico no Paraná, em 1952, e fez especialização no Rio de Janeiro. Ao voltar para Joinville sentiu de perto o preconceito que rondava a especialidade e resolveu aceitar o convite para assumir a Colônia Santana, em Florianópolis.

No fim dos anos 60, investiu em sua própria clínica. “Era uma clínica urbana, integrada à cidade”, explica Eduardo.
A clínica fechou nos anos 80. O país vivia  um período de grande instabilidade econômica, com uma inflação que chegava a 80% ao mês e desvalorizava a moeda. Na época, a clínica atendia pelo antigo INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) e teve a capacidade financeira comprometida. “Ele pediu ajuda ao governo da cidade. Mas não houve ajuda e ele fechou. Fechou antes de quebrar”, conta o filho. Até cerca de cinco anos atrás, o dr. Schroeder manteve seu consultório na casa ao lado da clínica. Hoje, aos 84 anos, já não atende mais.
Depois que a Clínica Nossa Senhora da Saúde encerrou as atividades, o casarão foi sede da Escola Cum Grano Sales, abrigou eventos como a Casa Show e foi alugada para um grupo de religiosos. Hoje está com as portas fechadas. Segundo Eduardo Schroeder, há planos de manter a casa e utilizá-la como centro de lazer, dentro de um projeto de condomínio vertical.
Publicado em 10/12-19:37 por: Aldo Urban.
Atualizado em 20/02-15:58




Portal R&-ND




Confira o obituário de 10 de outubro de 2011

Faleceu nesta segunda, em Joinville, às 8h40, o Dr. Osmar Nelson Schroeder, vítima de falência múltipla de órgãos, aos 84 anos. Nascido em Joinville, em 28 de janeiro de 1927, o Dr. Schroeder, como era conhecido, diplomou-se médico na turma de 1952 da Universidade Federal do Paraná. Especializou-se em psiquiatria, tendo realizado residência médica e pós-graduação no Instituto Pinel, no Rio de Janeiro.
No início da década de 1960, dirigiu a Colônia Santana, em Florianópolis, especializada no atendimento de pacientes com distúrbios mentais. Mais tarde, em 1966, instalou em Joinville a Clínica Nossa Senhora da Saúde, na rua 15 de Novembro, atuando no atendimento de pacientes na área da psiquiatria até o ano de 1982, quando encerrou as atividades do pequeno hospital. Continuou atendendo em seu consultório até o ano de 2005, quando se aposentou.
"Considerado como grande profissional da área médica de Santa Catarina, o Dr. Schroeder recebeu recentemente homenagens da Sociedade Joinvilense de Medicina e de entidades da área de psiquiatria do País", orgulha-se o amigo Apolinário Ternes.
Seu corpo está sendo velando na Capela Borba Gato, de onde sairá o féretro para o Cemitério Municipal, às 10 horas desta terça. Deixa mulher, dona Rosedete e quatro filhos.

Se você quer fazer uma homenagem para um parente que faleceu, entre em contato pelo opiniao@an.com.br ou pelo (47) 3419-2161. A participação é gratuita. 

A NOTÍCIA
Lugar onde pela primeira vez entrei em contato com setor de Terapia Ocupacional, porém sem terapeuta. Nós da enfermagem é que utilizávamos atividades recreativas e esportivas com os usuários do hospital. Hospital Fechado, misto, onde ainda se realizava eletroconlvulsoterapia sem anestesia. Aprendi muito. Minha Gratidão ao Professor Sérgio Argus!



Dr. Osmar Schroeder - Jessé Giotti / Agencia RBS
Dr. Osmar Schroeder
Foto:Jessé Giotti / Agencia RBS
REFORMA PSIQUIÁTRICA DIFERENTE EM JOINVILLE - SC - BRASIL, INUSITADAMENTE DIFERENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, dê sua opinião!