sábado, 7 de abril de 2012

Meu estágio no Pequeno Cotolengo do Paraná


Cada interno uma história !

           Meu estágio no Pequeno Cotolengo de Curitiba, foi marcado por experiências de muita dor, sofrimento, , condições de vida nunca vistas antes. Em 1987,  o que havia eram três ou quatro pavilhões coletivos, divididos em deficiências "leves", "moderadas" e "graves". Em torno de 150 crianças, adolescentes e até adultas meninas e uns poucos meninos pequenos acamados. As Irmãs católicas mal davam conta de tantas tarefas  e instituição vivia de doações. 100% das crianças eram encaminhadas pelo Juizado da Criança e do Adolescente por abandono.
          Enfim, lá aprendemos na prática todas as matérias da teoria e graças a Deus que movia os colaboradores tínhamos um ótimo departamento de terapia Ocupacional, supervisionado pela Professora Jordane Schruber! A primeira coisa a ser aprendida, era amar o próximo DE VERDADE, sem preconceitos de qualquer origem. Aprendemos com as irmãs, funcionário e principalmente com as internas.
          A foto em que apareço com 25 aninhos, e meu paciente Edson, cujo diagnóstico era falta de alimento nos primeiros dias e meses de vida, ocasionando falha no crescimento e desenvolvimento cerebral, na foto estava com 7 (sete) anos de idade cronológica, pela desnutrição e desidratação, sem contar com as questões afetivas e drepressão grave.. Aprendi lá também, quanto vale ter família, mais ainda, o quanto vale na nossa vida, ser amado, por alguém como Edson e todas as meninas que atendi. Com alegria vejo, que o "Pequeno Cotolengo", mudou muito, e pra melhor. Sinto hoje, que realmente o trino Deus nos amou primeiro!





 Uma parte do meu coração ficou lá! Parabéns a quem está!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, dê sua opinião!