sexta-feira, 27 de julho de 2012

O pinhão, delicioso! Exclusivo aqui da Região Sul do Brasil



AS ARAUCÁRIAS,

 LINDAS,
 ÚTEIS E AINDA POR CIMA,
 NOS DÃO O PINHÃO






As Matas de Araucárias são encontradas na Região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação, das quais treze são endêmicas (existe em um lugar específico). São encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e Brasil.

Essa cobertura vegetal se desenvolve em regiões nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e verões quentes, com índices pluviométricos relativamente elevados e bem distribuídos durante o ano. A araucária é um vegetal da família das coníferas que pode ser cultivado com fins ornamentais, em miniaturas.

O Pinheiro-do-Paraná ou Araucária (Araucaria angustifolia) era encontrado com abundância no passado, atualmente no Brasil restaram restritas áreas preservadas.

As árvores que compõem essa particular cobertura vegetal possuem altitudes que podem variar entre 25 e 50 metros e troncos com 2 metros de espessura. As sementes dessas árvores, conhecidas como pinhão, podem ser ingeridas, os galhos envolvem todo o tronco central. Os fatores determinantes para o desenvolvimento dessa planta é o clima e o relevo, uma vez que ocorre principalmente em áreas de relevo mais elevado.

Outra particularidade das araucárias é a restrita ocorrência de flores, provenientes das baixas temperaturas; além de não desenvolver outros tipos de plantas nas proximidades dos pinheiros. Diante disso, a composição paisagística dessa vegetação fica caracterizada principalmente pelo espaçamento entre as árvores, pois não existem vegetais de pequeno porte que poderiam fazer surgir uma vegetação densa; essas são compostas por florestas ralas.

Infelizmente, no Brasil, a proliferação das Araucárias está bastante comprometida e corre sério risco de entrar em extinção, fato decorrente das atividades produtivas desenvolvidas há várias décadas na região, especialmente na extração de madeira e ocupação agropecuária, reduzindo a 3% a forma original.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia





Entrevero, prato típico delicioso! Fotos minhas e da Internet!
Com neve, na serra Catarinense!



Quando eu era criança e até hoje, se planta o pinhão, e como ele não frutifica em Joinville, ele é cortado no Natal, e enfeitado como pinheirinho!                                      Vê!


Um comentário:

  1. E que delícia estava o pinhão desta pinha, valeu abrir cada sacola, senão ele teria acabado em uma outra panela de algum estranho, que bom que veio pra nós.

    ResponderExcluir

Por gentileza, dê sua opinião!