quinta-feira, 26 de julho de 2012

Terapia Ocupacional em Braga - Portugal.


Braga: utentes do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria apresentam trabalhos de expressão artística

BRAGA
Durante os meses de Julho e Agosto está patente no Hospital de Braga uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelos utentes do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, realizados no âmbito da terapia ocupacional. A exposição pode ser visitada na entrada principal do hospital.

Os trabalhos expostos estão inseridos no Programa Terapêutico do Hospital de Dia, o qual compreende, para além do acompanhamento psiquiátrico e psicológico e das psicoterapias individuas e de grupo, a terapia ocupacional, designadamente os ateliês de pintura e outras formas de expressão de arte.

Esta exposição, que marca a passagem de um ano após a criação do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria, pretende mostrar ao público a mais valia que constituiu a criação desta unidade funcional. 

De acordo com o Director de Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Braga, Dr. Bessa Peixoto, a criação do Hospital de Dia “assenta na evidência científica de que a hospitalização parcial em psiquiatria constitui uma mais-valia considerável no tratamento de uma parte significativa dos doentes, seja como alternativa ao internamento completo ou como complementaridade a este, permitindo tempos de internamento efetivos mais curtos e consequentemente uma reintegração sócio-familiar e profissional mais precoce”.

Os trabalhos desenvolvidos pelos utentes são igualmente um reflexo do esforço de toda a equipa que constitui o Hospital de Dia deste Serviço, do qual fazem parte o Dr. Joaquim Duarte, coordenador, a Dra. Maria Luísa Silva, a Dra. Cristiana Lopes, psicóloga clínica, a Enf.ª Maria das Dores, o Enf. Américo Fânzeres, a Dra. Sylvie Saldanha, terapeuta ocupacional, e a Dra. Liliana Silva assistente social. A elaboração dos trabalhos criados pelos utentes do Hospital de Dia do serviço contou também com a colaboração da assistente operacional do serviço Albina Pereira.
 

*** Nota elaborada pelo Hospital de Braga ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, dê sua opinião!