domingo, 20 de novembro de 2011



          CONFIRMAÇÃO DO BATISMO:        Ao Amigo Lucas Kruguer

E a todos os outros confirmandos de hoje.
Igreja Evangélica de Confissão 
Luterana no Brasil (Fonte: site da)

Pª Aneli Schwarz *
"A fé depende da pregação, e a pregação, portanto, é o anúncio da palavra de Cristo." 
(Romanos 10.17)
"Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês... "
(Mateus 28.19s)
Para a ação de Deus basta que esta aconteça uma vez só, ou seja, o que Deus faz não carece de remendos. Digo isso porque quero falar sobre a Confirmação. Há quem entenda que a Confirmação serve para dar valor aoBatismo, já que batizamos crianças em nossa igreja. Pensando dessa maneira é como se o Batismo de crianças por si somente não tivesse valor e necessitasse de um outro momento para se tornar legítimo. Mas não é assim que deveria ser compreendido.
Batizamos crianças para dar testemunho da fé que temos, de que Deus nos acolhe por sua graça amorosa, sem que esta tenha que ser conquistada por qualquer iniciativa de nossa parte. Batizamos em obediência à ordem dada por Jesus Cristo ("Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os...") e, como comunidade, nos empenhamos para que também a segunda parte dessa ordem ("ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês...") seja cumprida.
O Culto Infantil e o Ensino Confirmatório são espaços especialmente destinados a que as crianças batizadas possam ser instruídas na fé, possam conhecer e se deixar envolver pelo amor de Deus. Cremos no que diz o apóstolo Paulo que "a fé depende do anúncio da palavra de Cristo". Quanto mais cedo for plantada a semente da fé, tanto mais chances terá de fixar raízes e contribuir para a constituição de uma estrutura pessoal resistente.
O Ensino Confirmatório é um tempo para regar a semente da fé, para que o conhecimento da palavra de Cristo, que traz consigo a fé, possa acontecer. Não se tratam o Ensino Confirmatório e o Culto de Confirmação, respectivamente, de uma espécie de faculdade e da formatura na escola da fé, para que a partir daí já não seja necessário seguir buscando por esse conhecimento do conteúdo bíblico. Os assuntos da fé são bastante dinâmicos e precisam ser re-conhecidos à luz de cada nova experiência, o que faz desse estudo algo necessariamente permanente, já que nunca saberemos tudo ou o suficiente.
A Confirmação é uma oportunidade para jovens que participaram do Ensino Confirmatório professarem como sua a fé na qual foram batizados. Não é Deus quem confirma o Batismo nesse momento, mas é o confirmando ou a confirmanda quem diz "sim" à oferta de salvação recebida no Batismo. Esse "sim" manifesta a disposição em levar uma vida comprometida com a vontade de Deus, doando tempo, dons e bens para que essa vontade divina seja observada. É, em outras palavras, a disposição para viver em comunidade, engajando-se pela continuidade da obra de Cristo na e a partir da comunidade. Confirmação é, portanto, o testemunho público de um compromisso com uma vida dedicada a trilhar os caminhos de Deus. É também a renovação da bênção de Deus que revela que Ele caminha com seus filhos e filhas e não os deixa desamparados!

Aneli Schwarz 
é pastora na Comunidade de Belo Horizonte

          A festa foi muito abençoada para a família do Pastor Carlos e para os convidados!

Um comentário:

  1. Encontrei teu blog adora e já li várias postagem. Legal. Boa semana!

    ResponderExcluir

Por gentileza, dê sua opinião!